Fé e compromisso: Capixabas celebram Nossa Senhora da Penha e recordam Irmã Cleusa.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Entre os dias 21 e 28 de abril, o Estado do Espírito Santo celebrou o tradicional Oitavário em honra a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado. Com o tema “Com Maria, Peregrinos da Esperança”, a programação reuniu fiéis das Dioceses de São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e da Arquidiocese de Vitória.

A Vida Religiosa Consagrada, por meio da CRB da Regional do Espírito Santo, teve participação significativa tanto na organização quanto nas celebrações do evento. Os últimos três dias do Oitavário foram marcados por momentos de forte espiritualidade e compromisso social.

No sábado, 26 de abril, foi realizada a Caminhada em memória dos 40 anos do martírio de Irmã Cleusa Coelho, religiosa Missionária Agostiniana Recoleta que dedicou sua vida aos empobrecidos e foi assassinada por defender os direitos dos excluídos. Religiosos e religiosas subiram a ladeira do Convento da Penha em oração, portando estandartes e entoando canções que lembravam o testemunho de Ir. Cleusa.

A caminhada culminou com uma Celebração Eucarística no Campinho do Convento, presidida por Dom Luiz Fernando, bispo de Cachoeiro de Itapemirim, e concelebrada pelo clero local, com significativa participação de fiéis, especialmente da cidade natal de Ir. Cleusa. Em sua homilia, Dom Luiz destacou Maria, o Papa Francisco e Irmã Cleusa como verdadeiros “peregrinos da esperança”, convocando todos os presentes a seguirem esse mesmo caminho de fé e compromisso.

No domingo, 27 de abril, ocorreu a Caminhada das Mulheres, com saída do Santuário do Divino Espírito Santo e chegada ao Parque da Prainha, onde foi celebrada a missa. Diversas religiosas participaram, em comunhão com famílias e mulheres de todo o estado, muitas delas carregando fotos de Ir. Cleusa como sinal de inspiração e força na luta pela dignidade.

Na segunda-feira, 28 de abril, às 7h, a CRB, as casas de formações religiosas e o seminário arquidiocesano de Vitória protagonizaram a Celebração Eucarística, presidida por Frei Mário Aparecido, Missionário Agostiniano Recoleto, e concelebrada por sacerdotes diocesanos e religiosos. A celebração foi iniciada com a entrada da foto de Ir. Cleusa ao som da música “Para Mim”, de Zé Vicente. Frei Mário destacou, em sua homilia, que Maria foi a primeira peregrina da esperança e que os consagrados são chamados a sair do comodismo e, como Ir. Cleusa, doar-se integralmente pelo Reino.

Na missa das 10h, presidida por Pe. Kelder, o foco esteve nas Pastorais Sociais, nas quais a CRB também marcou presença ativa. Durante o ofertório, foram apresentados símbolos da Amazônia, a foto de Irmã Cleusa e súplicas pelo Vicariato da Ação Social, reafirmando o compromisso da Vida Religiosa com as causas sociais e a defesa da vida.

Ao final da semana, a certeza que fica é a de que o Senhor continua peregrinando com seu povo, animando os passos dos que seguem com Maria, como consagrados e consagradas, a serviço da esperança e da justiça.

Por Ir. Maria Josefina Casagrande – Missionária Agostiniana Recoleta

Publicações recentes